POESIA & INSIGHTS
"A poesia não é minha. É como o vento, que só passa através de mim." Chico Xavier

domingo, 25 de abril de 2010

A vida imita um filme



"Como pode você se interessar por mim, se tem uma placa enorme na minha cara listando todos os meus defeitos?"

Essa foi uma pergunta de Emma Thompson para Dustin Hoffman. Nunca lembro o nome do personagem. Nem do filme. Isso que acabo de ver o filme. O problema é a memória, pois já passo dos 34.

E eis os outros ítens da minha placa: sou mãe, sou provinciana, gaúcha, gremista. Já tive um câncer, já levei uns 10 foras. Já fui traída e já surfei ondas enormes na Guarda do Embaú.

Hoje tenho medo de pegar ondas no Arpoador. Vai saber porquê.

Fico brava com facilidade mas, na maioria das vezes, é porque minha vontade não foi feita. Ou seja, sou mimada também.

Simmm! Faço terapia, tomo florais, rezo. Parei de beber, não saio de noite. Comprei um cd numa banca no Saara com 25 músicas que levanta qualquer defunto. E meu carro vira uma discoteca às 8hs da manhã. Ou a hora que eu quiser.

Tenho celulite, meu guarda roupas é uma bagunça. Tenho mania de comprar sapatos e mania de dar roupas e sapatos. Choro com a história dos outros. Não sei apertar parafuso: minha bicicleta está perdendo uma roda e meu abajur pisca mais que olho de nervoso.

Eu podia jurar que era a Miss Simpatia do Rio de Janeiro até ver essa foto aí e minha carinha amarrotada no meio de uma tarde ensolarada de Ipanema. Imagina num dia de chuva...

Digo "não" na lata. E sim também. Fico babona quando amo. E sou teimosa quando acredito em algo. Insisto até que as coisas aconteçam conforme planejado. E quando não acontecem conforme o planejado, eu fico brava. Isso se chama mimo. Acho que já falei desse defeito.

Gosto muito de gastar com comida. Reclamo quando as contas chegam mas dou risada alta no elevador. Assim os porteiros não ficam com medo de mim cada vez que abro a caixinha do correio.

Não sei regras de português: um absurdo para quem estudou na melhor faculdade de jornalismo do país: a Famecos!

Me orgulho de não saber português e a desculpa que dou é que morei a maior parte da minha vida fora do país. Adoro justificar meus defeitos. Isso é outro defeito.

Estou sempre insatisfeita e já encontrei um fio branco nos meus cabelos. Sou brega. Como com vontade e adoro engasgar de tanto rir. Amo viajar. E troco de destino a cada hora.

Penso muito antes de falar mas sempre sou mal compreendida. Sempre.

Sou carinhosa. Um grande defeito nos dias de hoje. Bem, pela foto acima, acho que estou mudando.

Sou romântica. Já tenho guardado o babydoll que vou usar quando meu grande amor chegar. Ele foi ali e já volta. Quero casar na Índia e andar num elefante, quero casar a fazer bagunça em "Vegas" e terminar o ritual numa praia do Rio, descalça, com os amigos íntimos.

E Emma Thompson continuava sua fala depois de ter listado seus defeitos:

"Nascer mulher já parece ser um defeito. Somos muito complicadas! Mas veja só Shine: que graça teria se não tivesse nenhuma de nós colorindo o mundo preto e branco dos homens?"


Ela dá uma gargalhada. E Dustin se apaixona por ela.

Um comentário:

anita sereno disse...

meu anjo tudo se resume numa só coisa a ansiedade amor que você tem nesse seu lindo coração que a sua vida sorria sempre beijinhos não fique triste e compre os sapatos continue se emocionando com os outros e seja sempre assim você é linda menina beijinhos boa semana