POESIA & INSIGHTS
"A poesia não é minha. É como o vento, que só passa através de mim." Chico Xavier

domingo, 17 de maio de 2009

O que é Yoga? - Sri Brahmananda Saraswati



Aquele que utiliza o corpo e mente de forma apropriada no tempo e espaço correto, com o objetivo único de fazer o bem ao outro, é um Yogi e está pondo em prática o Yoga.
Indiferentemente se ele ou ela têm consciência disso.

Não há como escolher usar ou não usar a mente. Só existe a possibilidade de escolha entre utilizar devidamente ou não, entre usar com intuito egóico, ou não.

Aquele que usa sua mente para reunir o coração da humanidade, não somente para unir coração do ocidente e oriente, mas experimentar essa união com toda a existência - é um yogi.

Yoga é o jeito holístico da vida, onde união e harmonia do corpo, mente e a alma ou consciência "Eu Sou", são fundamentais. Yoga possui muitas ramificações, incluindo formas e disciplinas espirituais, mentais e físicas. Na verdade, cada atividade na vida e yoga quando realizada de forma natural, de maneira harmoniosa, com total atenção, com o objetivo de equilibrar e unir o corpo, mente e espírito.

Mas qual seria a diferença entre ciência e yoga? Ciência lida com a realidade objetiva enquanto que yoga começa com uma realidade subjetiva até chegar na realidade transcendental. Ciência está envolvida com todos os tipos de descobertas e invenções enquanto que o yoga está interessada simplesmente na descoberta do descobridor, que significa a descoberta do estado alerta. Então você conhece todo o universo, objetivo e subjetivo, passado, presente e futuro, porque você está além do espaço e do tempo.

Hoje nossas velhas formas de viver estão morrendo, e a humanidade está indo em busca de uma nova verdade. temos a escolha entre a morte e a vida. Se preferimos morrer, aí então não precisamos fazer nada. Mas se optamos por viver, aí teremos a tarefa de modificar nossos corações, passando da desunião e desarmonia para a união e a harmonia.

Essa transformação é o trabalho do Yoga.


tradução: Miila Derzett, maio de 2008.

Nenhum comentário: