POESIA & INSIGHTS
"A poesia não é minha. É como o vento, que só passa através de mim." Chico Xavier

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A paciência que não tenho



Parece um vício: preciso de combustível o tempo todo, de céu com nuvens flófis que possam me fazer viajar, de mar com cheiro de coisa nova, de pessoas ao redor tocando o dharma, sendo verdadeiros personagens, lindos seres, lindos! Mesmo de cara tortinha, mesmo falando sozinho, mesmo intolerantes! Adoro dar risada disso tudo, adoro saber que daqui um mês tudo muda, que daqui dez anos então!

Crianças que somos! Todos! Mas quantas vezes esqueço de rir, brincar, de se entregar e fico espiando pela porta. Será que a chuva só molha ou também machuca? Medo de trovão, volto pra dentro correndo... Aqui estão minhas melhores qualidades! Escondidinhos no baú, meus defeitos...

Meu espelho está quebrado em pedacinhos, e ontem eu tentava consertar, brincando de quebra cabeças. Dormi tarde. Sonhei que estava dormindo. Realmente, não dá pra fugir. Tenho que acreditar que estou onde deveria estar, confiar em histórias com final feliz sim. Difícil! Ainda mais eu, que sempre olho a vida com certa razão, interpretando cada meia palavra, cada vazio, cada ônibus que perdi.

Nossa, preciso de um tempinho. Falta paciência comigo mesma! Falta paciência com o significado das teorias, de como praticá-las. Acabou a paciência com aqueles que passaram me derrubando ano passado... Levanto todas as manhãs com a sensação de que não dormi, ou de que está faltando mais alguma coisa. Outro livro? Outra jantinha? Outra poesia? Outra tentativa???

Saudade da minha Guarda, saudade de caminhar, daquele friozinho da Prainha, da musiquinha do Biruta, dos meus amigos que ficam perdidos lá no sul, do surf na minha esponjinha... Guarda que guarda minhas histórias inteiras... saudade...

Abri um livro qualquer e me deparei com algo assim: "Fool. Again and again. As fool as you can be." Eu que levo tudo tão a sério, que acho que tudo é pra mim, que... caramba, realmente que desafio, eu, mais bobinha...

Só quero saber quem eu sou! Já não tenho mais paciência de olhar meu reflexo na vitrine, nem de procurar por ele nos olhos dos outros. Olhos andam fora de foco, pálidos, olhos andam opacos...

Medo.

Medo dessa carência toda, da mistura absurda de muita ansiedade, de tpms, de vida de solteira, de rotina de mãe, de filha, de ex, de uma eterna apaixonada pela vida, mas impaciente com a demora da chegada do meu novo amor.

Putz, tô sem paciência com meus textos. Muito chatos. Muito quadrados, vou buscar meu saco de hidrocor e tentar pintar essa foto.



(foto: céu sobre as Bahamas. música: YMA, Boozoo Bajou)

Nenhum comentário: