POESIA & INSIGHTS
"A poesia não é minha. É como o vento, que só passa através de mim." Chico Xavier

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A pessoa certa - para Luis Fernando Veríssimo


Se eu ficar pensando bem, olhos bem abertos e bem fechados ao mesmo tempo, e me escorar em histórias da carochinha, eu construo a pessoa errada, porque é meu ego quem escolhe as peças e ele gosta de tudo o que o alimenta, e não o que alimenta a alma.

E amantes jogam com a alma; outros bronzeiam as dores, com o ego. Amantes são as pessoas certas. Só isso.

A pessoa errada não vai entender o que você fala, Luis. Com pessoas erradas muitas pessoas sofreram de amor no passado: talvez meus avós, seus avós. Tantas estórias onde o ego venceu e o coração ficou nas histórias de ficção. Tantos filmes....

Será que pessoas certas estão fadadas a viver eternamente dentro de pinturas dos artistas que ficaram com a pessoa errada? Ou tocadas nas composições daqueles que não aguentaram o estrago no meio do peito e se suicidaram? Onde estava a pessoa certa?

A pessoa certa estava tentando fazer dar certo com uma outra pessoa. Com a pessoa errada!

Na pessoa errada vemos um espaço para colocar nossos soldadinhos em pé e brincar de lutinha de amor, ver quem ganha, quem cai, quem levanta, quem lava a louça, não é mesmo? Desafio! A vida é tão tranquila, quem sabe guerrinha na hora que mais preciso de paz?

Entre pessoas erradas, um fala, o outro não escuta. E depois da paixão ter desistido e ter dado no pé, ficam muitas emoções sim, você tem razão! Mas ficam muitas emoções ruins, yang demais Luis, desacordos, cansaço, desamor. Desamor pela minha pessoa, porque como não consigo entrar no compasso da pessoa errada, que pensa e age e tudo mais diferente de mim, eu me recolho. E por amor ao outro, começo a duvidar da minha sanidade mental e procuro a terapia...

E aí me transformei na pessoa errada pra mim mesma, enquanto que a única coisa que eu queria era SER a certa...

Pessoas erradas voam longe demais Luis... Algumas não são nem pessoas.

Agora, não pense bem: sinta. Entre as pessoas certas fica o olhar que diz tudo, o silêncio que tudo sente, o respeito, porque eu sei o que o outro precisa quando eu também preciso do mesmo. A pessoa certa erra pra acertar, corre pra caminhar do teu lado, sorri pra te fazer chorar de rir.

A pessoa certa te dá tempo pra crescer, te apoia de todos os lados, e dá espaço pra você fazer o mesmo por ela. Entre pessoas certas, existe uma linguagem que a sociedade desconhece: a da entrega.

Minha geração cansou da pessoa errada, de misturar carência com pressão familiar e espremer amor disso tudo. Com o tempo, aprendemos a filosofar a vida, questionar a existência, olhar e ver o pôr do sol, percebendo no final disso tudo que o vazio aqui, carrega a busca errada, a falta de coragem de ir ali e dizer Eu te amo, pra pessoa certa.

Foram os sentimentos distorcidos que traíram o mundo: homens e mulheres que viveram mais em cima de uma cama chorando do que fazendo amor, e que cada vez que queriam algo diziam "Não. É errado", transformando aquela insatisfação em guerra.

Eu quero sim a pessoa certa, pra não dar trabalho. Trabalho pra quê? Quero amorzinho, cheirinho, risadas, besteiras, sanduíche ou pratos finos, hawaianas ou sapato de bico. Não me interessa se vier de carro ou a pé. Aliás, quero que a pessoa certa venha despida de tudo, com seus olhos brilhando quando me vê... Cansei de olhar pro céu e só enxergar nuvens...

Lembra Luis, da amada que ficou pra atrás, talvez lá no tempo do Roosevelt?
Ou estás casado com ela, com pessoa certa?




p.s. Leia abaixo o texto de L. F. Veríssimo, "A pessoa Errada".

(fotografia de Chantal Shantih James. Eu, entregue.)

Nenhum comentário: